A BELEZA DE UMA MULHER

De Metamorfose


Onde está a beleza de uma mulher? No corpo, no rosto, num olhar, no andar, no conjunto? A beleza de uma mulher é mais do que todas essas coisas juntas.

A beleza de uma mulher não está nos padrões impostos pela cultura, mídia e sociedade em geral. A beleza não está no igual, ela está na diferença.

A verdadeira beleza é muito mais do que uma simples aparência. Ela pode se expressar através da aparência - o que é bem diferente - mas ela é algo quase que energético. Não, ela realmente é algo energético!

Pena que a maioria das mulheres não perceba isso. Muitas mulheres presas aos padrões convencionados pela moda vigente não conseguem enxergar a sua própria beleza, o que dificulta expressá-la.

Vejo mulheres que não se encaixam nestes padrões impostos e, com isto, acabam por rejeitarem os elogios verdadeiros que recebem. Por não estarem nos padrões, elas não percebem a energia de beleza que emanam, um sorriso fascinante que têm, um charme natural, ou sua própria exuberância. Assim elas não acreditam que alguém possa achá-las lindas de fato. Acabam encarando estes elogios como apenas gentileza, ou mesmo falsidade.

Já faz alguns anos, a mãe de um colega de minha filha mais nova disse que conversava com seu filho sobre a beleza das mulheres. O menino, já influenciado pela ditadura dos padrões de beleza inseridos na coletividade, dizia que achava alguma colega não bonita em comparação com outra. Sua mãe lhe disse que cada mulher traz consigo a sua própria beleza, que existem vários tipos de beleza e não só aquela convencionada. Achei fantástica esta orientação ao menino, em vez dela querer que ele "namorasse" a conceituada como a mais bonita da classe. Com isso, esta mãe pode mostrar ao seu filho que beleza não é só aparência, e sim, algo que transcende a aparência, algo muito maior, que leva em conta todo o ser, no caso, toda a mulher.

Lembro também de uma vez em que um colega me dizia: “Embora você não faça o típico padrão de beleza brasileira eu te acho bonita". Ouvi aquilo não como elogio e sim como uma grande ofensa, e ainda fiquei com a impressão de que ele achava que estava me fazendo um grande elogio. Virei para ele e indague: “Como”?" Ele continuou: "Sim, pois você não tem bundão, não é morena..." Percebi, com estas palavras, que ele achava também que eu não me considerava bonita. Então eu lhe disse: "Mas é por isto mesmo que eu me acho bonita. Ou você acha que eu não tenho consciência da minha beleza?" O rapaz ficou tentando se explicar e ficou todo enrolado...

Mulheres que tiram proveito de seus traços marcantes, mesmo que considerados desarmônicos esteticamente, são mulheres belas porque têm autoconfiança. São mulheres com uma autoestima elevada. Soube de uma mulher que nunca quis abrir mão ( no caso cirurgicamente) de seu nariz majestoso porque achava que ele fazia parte da sua personalidade marcante.

Enfim, sabermos valorizar o que somos, sabermos que nossa beleza é muito mais do que é convencionado, ou do que está na moda, é uma forma de beleza, pois é autoconfiança. E não existe nada que  deixe a mulher mais bela do que a autoconfiança. 


Anna Leão. (Favor mencionar autoria e fonte ao reproduzir este artigo).





Comentários

, disse…
Mulher já é um ser belo, ser mulher é maravilhoso, as mulheres são maravilhosas, e é uma pena que a nossa sociedade condicionam algumas para o que devem fazer ou ser para "se destacar" e, também (condicionam), os homens (ou mulheres), quais os tipos devem julgar belos.."tipos"(...) parece que estou falando de um produto.
Anna, adorei o texto!!
Lydiah de Arddhu disse…
Um beijo da linda Lydiah para a linda Anna!!!
Anônimo disse…
LINDAS MULHERES!!!

BEIJOS ÀS TRÊS!!!

ANNA